| |||||||||||
Ações que realiza | Como Reage | Como se comunica | |
4 a 7 meses | Fica na postura de bruços e se apóia nos antebraços quando quer ver o que está acontecendo ao seu redor. Rola de um lado para o outro. Estende a mão para alcançar o objeto que deseja, transfere-o de uma mão para outra e coloca-o na boca. Apresenta equilíbrio quando colocado sentado. | Ri quando algo o agrada e quando o desagrada mostra raiva através da expressão facial. Nesta fase, alguns bebês podem demonstrar medo perante pessoas estranhas. Fica repetindo os seus próprios sons e imita as vozes das pessoas ao seu redor | Movimenta a cabeça na direção do som escutado. Pára de chorar ao ouvir música. Sorri quando quer atenção do adulto. Formação do conceito de causa e efeito no momento em que está explorando um brinquedo. Olha, chacoalha, e atira objetos ao chão. |
Ações que realiza | Como Reage | Como se comunica | |
8 a 11 meses | Engatinha e senta sem apoio. Consegue ficar em pé com apoio. Aponta para objetos ou pessoas. Pega pequenos objetos com o indicador e o polegar | Demonstrar raiva quando não é o centro das atenções. Reconhece sua imagem no espelho e reage com euforia. Reclama quando é contrariado. | Localiza a fonte sonora. Bate palmas, joga beijo e entende quando lhe dizem tchau. Começa a compreende o significado de alguns gestos. Balança a cabeça quando não quer alguma coisa. Fase do treino com monossílabos do tipo: “ma-ma”, “da-da”, “ne-ne”. |
Ações que realiza | Como Reage | Como se comunica | |
1 a 2 anos | Anda sem apoio. Com 1 ano e 6 meses pode começar a correr, subir em móveis e ficar nas pontas dos pés sem apoio. Vira páginas de um livro ou revistas (várias ao mesmo tempo). Gosta de rabiscar no papel. Sabe quando uma ilustração está de cabeça para baixo. | Mostra senso de humor. Nesta fase, o bebê ainda não compreende as regras, contudo chora quando leva uma bronca e sorri quando é o centro das atenções ou quando é elogiado. Quando está bravo, pode atirar objetos ou brinquedos. É possessivo. Prefere não compartilhar brinquedos com as outras crianças. | Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra só, tipo “nenê-papá, nenê-naná”, mas até o término do ano constrói frases de até três palavras como: “quer ver tevê”. Esta é a fase das perguntas: “que é isso?” Usa o próprio nome. Reconhece as partes do seu corpo e de outras pessoas. Apresenta atenção para histórias pequenas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário